Negociação com a Caixa apresenta avanços significativos
Na negociação final com a Caixa a empresa apresentou avanços significativos, atendendo vários pontos de pauta apresentados pela Comissão de Negociação CONTEC.
Entre os mais importantes destacamos a redução de jornada para pais PcD/TEA com manutenção do salário, o fim do Caixa Minuto, o compromisso da Caixa em viabilizar a incorporação de função para empregados admitidos até 11/11/2017. A Caixa também aceitou discutir a possibilidade de retirada do teto de gastos no Saúde Caixa e a manutenção do Saúde Caixa para os empregados admitidos a partir de 2018 através de GT específico a ser criado.
Apresentamos abaixo todos os itens negociados com conquistas importantes da negociação.
– Funções minuto – retorno das designações efetivas para as funções de caixa e tesoureiro, com a efetivação de até 500 novos empregados na função de caixa e tesoureiro com jornada de 6 horas. Instalação de Comissões de Conciliação voluntária para 7ª e 8ª horas para tesoureiros e para a quebra de caixa, com livre adesão dos sindicatos. Possibilidade de redução de jornada de tesoureiros de 8h para 6h por adesão. Instalação de GT para definir a pontuação daqueles empregados que já ocupam a função por prazo, para que tenhaprioridade na ocupação dessas funções efetivas.
– Jornada dos pais ou responsáveis por dependentes PcD – Flexibilidade na jornada, com redução de jornada em até 25% nos dias de acompanhamento do dependente PcD/TEA. Inclui também a priorização no trabalho remoto desses empregados. implantação de um movimenta PcD, com prioridade aos empregados PcD e empregados pai/mãe de dependente PcD na movimentação.
– Substituição em cascata – Ampliação das agências com possibilidade substituição, que passa daquelas com 2 gerentes para agências com até 4 gerentes.
– Parentalidade – possibilidade de a mãe converter os 60 dias adicionais da licença maternidade em redução da jornada pela metade por 120 dias, após os primeiros 120 dias da licença. cessão pela mãe da prorrogação dos 60 dias para utilização pelo pai desde que sendo os mesmos funcionários de que fizeram adesão ao programa “empresas cidadãs” do governo federal.
– Adicional Embarcado – Aumento do valor diário pago a empregados embarcados de R$ 55 para R$ 100, que serão reajustados anualmente conformeíndice Febraban / CCT;
– Vale Transporte – Opção de reembolso na inexistência de transporte público no limite de distância 200km / dia.
– Férias – Opção de receber as férias sem o adiantamento, recebendo apenas a verba de 1/3 constitucional.
– Licença paternidade – o Pai pode iniciar o período de licença em até 120 dias após o nascimento ou alta da criança.
– Substituição – Redução de 8 dias para o mínimo de 5 dias de ausência em caso de outras ausências. Permite ainda que a substituição ocorra no dia útil seguinte, caso a ocorrência seja no final de semana (luto sábado, licença segunda).
– Diversidade e inclusão – Participação das entidades nos comitês; composição representativa dos membros das comissões conforme eixos;manutenção dos eixos existentes e possibilidade criação de outros.
– Saúde do trabalhador -a Caixa assume o compromisso com prevenção e promoção à saúde e foco em saúde mental, e a instalação do GT Saúde do Trabalhador.
– Endividamento dos empregados – A Caixa assume o compromisso com ações de educação financeira para prevenção do superendividamento. A Caixa ainda assumiu o compromisso em estudar opções de taxa, créditos e outras opções que auxiliem os empregados na redução do endividamento.
– Licença Médica – adiantamento/antecipação do benefício por incapacidade temporária até recebimento do benefício, mediante comprovação do agendamento da perícia presencial ou documental;devolução do adiantamento/antecipação conforme margem de 35%; opção de acerto por meio de horas de trabalho, sob análise do volume de horas, em caso de indeferimento do benefício pelo INSS.
A CONTEC e a CAIXA voltam a se reunir brevemente para acertar pontos de redação de cláusulas que ficaram de ser esclarecidas pelo banco.
www.contec.org.br