PRESIDENTE DO SINTRAF-GV, RICARDO WIDMARK, FALA SOBRE ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES COM O BANCO DO BRASIL

O presidente do SINTRAF-GV, Ricardo Widmark Pinto, informou que a categoria se encontra em um momento decisivo para as negociações salariais e de benefícios. Desde o início de setembro, o sindicato tem promovido visitas às agências bancárias de Governador Valadares para esclarecer dúvidas e manter os trabalhadores informados sobre o andamento das negociações com os bancos.

No dia 4 de setembro, Ricardo e Marcelo, funcionário do Banco do Brasil, visitaram as agências do BB no centro de Governador Valadares, onde se reuniram com os trabalhadores. Entretanto, o presidente lamentou não ter conseguido ir à agência do Vila Isa, mas reforçou que está à disposição para continuar respondendo dúvidas e buscar soluções para as preocupações da categoria.

Em resposta às incertezas dos bancários, Ricardo afirmou que se preciso, continuará as visitas nas agências nesta semana para tentar amenizar as dúvidas que ainda persistem. “Nosso objetivo é manter a categoria informada e garantir que todos tenham o conhecimento necessário para as decisões que precisamos tomar nos próximos dias”, afirmou.

De acordo com Ricardo, o sindicato está em “estado permanente de assembleia”, o que permite a realização de novas reuniões a qualquer momento. O presidente também anunciou que na próxima sexta-feira será realizada uma assembleia decisiva, onde os trabalhadores irão deliberar sobre duas possibilidades: a aprovação da proposta apresentada pelo banco, já aceita pelos principais sindicatos do país, ou a deflagração de uma greve a partir da próxima segunda-feira, 16 de setembro.

Um dos pontos que mais tem gerado dúvidas entre os trabalhadores é o pagamento antecipado da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Ricardo explicou que a aprovação dessa antecipação depende da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que ainda não foi autorizado pela categoria de Governador Valadares. “Os bancos podem optar por antecipar ou não o pagamento, mas não podemos garantir isso, pois a proposta ainda não foi aprovada no tempo adequado”, afirmou.

Ricardo Widmark Pinto reforça que está à disposição para esclarecer todas as dúvidas e reafirma o compromisso do sindicato em continuar acompanhando de perto as negociações. A decisão da assembleia na sexta-feira será fundamental para definir os rumos da campanha salarial e uma possível deliberação de greve a partir da próxima semana.