4 de Julho – Dia Internacional do Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo é uma data dedicada à união e celebração de todos que estão envolvidos de alguma forma em atividades cooperativistas. No Brasil, é conhecido como “Dia C” e se tornou uma ação nacional de solidariedade cooperativa desde 2009, embora as comemorações já existam desde 1923.
O cooperativismo é um princípio que busca a colaboração e a união entre indivíduos ou grupos compartilhando interesses similares, em busca de benefícios para suas atividades econômicas.
Um dos principais objetivos do cooperativismo é promover o progresso social por meio da colaboração e da assistência, permitindo que pessoas que se encontram em situações semelhantes garantam sua sobrevivência através da união.
Quando relacionado a questões econômicas, o cooperativismo busca a redução dos custos de produção e obter melhores condições de preço e prazo, interferindo de maneira positiva no sistema vigente ao buscar alternativas eficazes.
Atualmente, as práticas cooperativistas estão presentes em diversos setores, como agropecuária, saúde, educação, habitação, cooperativas de crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicações.
O cooperativismo é dedicado a melhorar a economia e a sociedade, fundamentado em sete pilares: livre adesão, administração democrática, retorno proporcional das compras, juros limitados ao capital social, neutralidade política, religiosa e racial, pagamentos em dinheiro e à vista, promoção da educação cooperativa e assistência entre cooperativas em âmbitos locais, nacionais e internacionais.
Sendo assim, O Dia Internacional do Cooperativismo comemora a história da colaboração humana, que vem desde os tempos mais antigos, quando as pessoas trabalhavam juntas na colheita e na produção de bens. Em reconhecimento a essa história, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.
www.contec.org.br