AGÊNCIAS BANCÁRIAS FUNCIONAM? COMO BANCOS AINDA ESTÃO LIDANDO COM O CORONAVÍRUS

Os bancos também precisaram adaptar seu atendimento para enfrentar a pandemia de coronavírus no Brasil. Entre as medidas adotadas estão restrições de horário e até fechamento de agências bancárias, limite de pessoas dentro das unidades e um incentivo ainda maior para que os clientes usem somente os canais digitais.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que os grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como idosos (aposentados e pensionistas), tenham prioridade no atendimento presencial. Os demais devem usar exclusivamente os canais digitais. Em alguns lugares, como na cidade do Rio de Janeiro, o fechamento das agências foi decretado pelo governo local.

Veja abaixo como os cinco grandes bancos brasileiros estão lidando com o atendimento ao cliente.

Banco do Brasil
O BB afirmou que suas agências e salas de autoatendimento estão abertas e não têm restrições de horário, mas operam em “regime de contingência, respeitando as normas sanitárias que impõem restrição de número de pessoas e acesso simultâneo às dependências”, disse a instituição.

Essa restrição do número de pessoas ocorre de acordo com o tamanho da agência, sem um padrão definido, segundo o BB, mas respeita a distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

O banco também disse que reforçou que o usuário deve buscar as soluções digitais, como o aplicativo e o site da instituição, onde a maior parte das operações pode ser realizada.

Bradesco 
O Bradesco afirmou que, por enquanto, não prevê a limitação de horário de funcionamento das agências. A empresa disse que está orientando os gerentes a organizar o atendimento nas agências de forma a “evitar os riscos de propagação do novo coronavírus pela proximidade das pessoas”.

O banco afirma ter intensificado a comunicação com os clientes para que priorizem o uso dos canais digitais, via celular, internet, caixas eletrônicos e Fone Fácil.

O Bradesco disse, ainda, que aumentou a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências e a higienização nos caixas eletrônicos.

Caixa Econômica Federal 

Em comunicado no domingo (22), a Caixa restringiu o atendimento presencial nas agências apenas aos serviços sociais considerados essenciais. São eles:

saque INSS sem cartão
saque de seguro-desemprego/defeso sem cartão e senha
saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha
pagamento de abono salarial e FGTS sem cartão e senha
desbloqueio de cartão e senha de contas
abastecimento e processamento de depósitos feitos nos caixas eletrônicos

Fora isto, as agências físicas terão seu atendimento concentrado nos caixas eletrônicos. Cerca de 70% dos funcionários serão liberados para trabalhar em casa —entre eles, estão aqueles incluídos no chamado grupo de risco (grávidas, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares e em tratamento de câncer). Reuniões e treinamentos estão sendo feitos por videoconferência.

O banco selecionou 1.619 agências em vários municípios brasileiros para abrir uma hora mais cedo, às 9h, e atender somente clientes considerados de grupos de risco. Além disso, a Caixa disse que ampliou os serviços digitais e remotos para a realização de todas as outras operações.

A partir desta segunda (23), os clientes podem utilizar o WhatsApp Caixa, no número 0800-726-8068, para realizar operações como pedido de renegociação de dívidas, solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos e pedido de segunda via de boleto, entre outros serviços.

Itaú Unibanco 
O Itaú Unibanco disse que está estudando a redução do horário de funcionamento das agências e pediu que os clientes façam todas as operações pelos canais digitais. A instituição também afirmou que orienta aos clientes a higienização das mãos após o uso de caixas eletrônicos e maquininhas de pagamento e do manuseio de dinheiro em espécie.

O banco também estabeleceu medidas de ingresso de clientes nas agências —apenas 10 pessoas são atendidas simultaneamente, mantendo entre si a distância mínima de 1 metro. Cada agência está contando com apenas 50% do quadro de funcionários, considerado o mínimo necessário para atendimento.

O Itaú afirmou que afastou funcionários que estão no grupo de risco, citando grávidas e pessoas acima de 60 anos, e disse ter reforçado os procedimentos de limpeza e o “uso de antissépticos adequados para eliminar o vírus nas agências”.

Santander
O Santander anunciou que interromperá o atendimento em algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades com maior registro de casos de coronavírus no país, a partir desta terça-feira (24). Alguns funcionários dessas unidades entrarão em férias coletivas por 15 dias.

Além disso, as agências abertas terão duas horas a menos de atendimento ao público, com funcionamento das 10h às 14h. Unidades com concentração maior de pensionistas e idosos poderão definir atendimento exclusivo para esses clientes entre 9h e 10h, segundo o Santander.

Haverá escalonamento do acesso de clientes, em grupos de 10 a 20 pessoas, conforme o tamanho da agência, garantindo a distância mínima de um metro entre as pessoas. O banco também disse ter reforçado os procedimentos de higienização e limpeza e ampliado o número de funcionários em home office. (Fonte: UOL)

 

 

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