Cerca de 4, 5 mil crianças livres do trabalho infantil
O combate ao trabalho infantil no Brasil segue intenso. Apesar de todos os desafios, cerca de 4.500 crianças foram retiradas desta condição nos últimos dois anos através da fiscalização trabalhista do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) depois da vitória da democracia social nas urnas.
Mas, o problema ainda é grave e a luta contra a exploração laboral na infância deve ser reforçada, sobretudo porque o país ainda possui aproximadamente 1,6 milhão de crianças trabalhando. O FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) retirou cerca de 140 mil crianças e adolescentes do trabalho nos últimos 20 anos por meio da implementação de políticas para eliminar a prática.
Enquanto o trabalho infantil não é extinto, objetivo maior, quando descoberto as ações do MTE conseguem o afastamento imediato de crianças e adolescentes, assim como a quitação de direitos trabalhistas e aplicação de penalidades administrativas aos responsáveis. Depois, as vítimas são encaminhadas à rede de proteção para inclusão em políticas públicas de assistência social, educação e formação profissional. (Fonte: BancáriosBahia)