Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação realiza rodada de negociação com FENABAN

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN participou nesta terça-feira (02), da mesa de negociação com representantes da FENABAN, em São Paulo. Foram debatidas cláusulas presentes da pauta de reivindicação dos bancários. Entre os principais tópicos, a comissão tratou das cláusulas ligadas ao teletrabalho e a semana de 4 dias, consequentemente com a redução da jornada diária de trabalho. Houve ainda uma discussão importante sobre a lotação dos empregados em determinada plataforma, embora o trabalhador bancário ou bancária continue trabalhando numa base territorial pertencente a um sindicato onde efetivamente aquele trabalhador desempenhe seu papel. Essa distância da base, priva o bancário de usufruir equipamentos ligados ao Sindicato, como a sede social e o clube.

Os dirigentes trataram também das cláusulas sociais, de saúde e segurança dos trabalhadores bancários. Pontos sensíveis foram levantados e os tópicos voltarão a serem tratados em nova reunião porque demandam entendimentos de novos debates.  O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, apontou,  durante a reunião, a importância de melhorias nas pautas que tratam da qualidade de vida dos trabalhadores.

Durante o debate sobre o teletrabalho e o relacionamento entre a base de trabalhadores e os sindicatos, a comissão ponderou sobre o aspecto da semana de quatro dias úteis de trabalho. Tendência que é seguida mundialmente. As partes concluíram que o tema é de difícil análise e precisa ser aprofundado no Brasil. Os bancários, porém, não poderiam ficar de fora do debate.

AVALIAÇÃO

Nós entendemos que a reunião manteve um curso razoável no avanço de discussões, principalmente, no que se refere ao teletrabalho.  A CONTEC espera que as nossas próximas rodadas de negociação sejam mais aprofundadas, dando condições de ganhos efetivos, necessários e justos, além da manutenção de pautas importantes.

ORIENTAÇÃO

A CONTEC orienta todos os Sindicatos e Federações de bancários filiadas a  darem a ampla divulgação e publicidade da Campanha Salarial, em caráter específico das negociações realizadas nessa terça-feira. A CEBNN solicita sugestões pertinentes para o que o desenvolvimento da Campanha Salarial 2024 seja ainda mais produtiva. Contamos com o apoio de todos. A próxima reunião preparatória acontecerá no dia 11 de julho de 2024, às 14h, na sede da FENABAN (Av Daria Lima,  4.300 – Vila Olímpia. São Paulo – Capital).

www.contec.org.br