SE VOCÊ TEVE COVID-19, PROCURE O SINDICATO PARA EMISSÃO DE CAT

A emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para bancárias e bancários contaminados pelo novo coronavírus é obrigação dos bancos, mas o Sindicato, enquanto representante sindical dos trabalhadores, também pode fazê-lo. O documento é um importante instrumento de garantia de direitos a trabalhadores adoecidos.

Em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que a Covid-19 é caracterizada como doença ocupacional, o que, consequentemente, exige a emissão da CAT quando o trabalhador é contaminado. Para que o documento seja emitido pelo Sindicato, basta apresentar documentos pessoais, carteira de trabalho, atestado e relatório médico. Além de contato pelo chat disponível no portal do Sindicato, há ainda os canais pelo e-mail contato@sintrafgv.com.br ou pelo (33) 3271-5670.

Confira abaixo algumas das razões para solicitar a abertura de CAT:

1. O STF julgou que a Covid-19 pode ser caracterizada como doença ocupacional.

2. É obrigação da empresa garantir o sistema de segurança e saúde dos empregados, e o sistema mais efetivo para prevenção da Covid-19 atualmente é o teletrabalho, na modalidade home office.

3. Empregados que possuem contato direto com o público ou trabalham em ambientes fechados, com ar condicionado e proximidade com outros colegas, estabelecem facilmente, diante desse cenário, o nexo causal que configura doença ocupacional.

4. Risco de sequelas pulmonares, renais, cardíacas e até cerebrais para acometidos por Covid-19. Médicos temem que o avanço da pandemia gere uma segunda sobrecarga à saúde pública brasileira: a de cuidado com os recuperados, com acompanhamento de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros.

5.  A CAT é um documento que reconhece tanto um acidente quanto uma doença ocupacional e pode ser emitida pela empresa, pelo próprio trabalhador, pelo médico ou pela autoridade sindical.

Por ser um vírus novo, não sabemos as sequelas que a Covid-19 pode provocar. Por isso, é essencial a abertura da CAT para garantir direitos e resguardar o trabalhador. Se os bancos não emitem, o Sindicato o faz. Estamos à disposição.

Sindicato defende isolamento social

A recomendação do Sindicato e das demais entidades que representam a categoria é pelo isolamento social e pelo cumprimento das medidas de segurança. Os representantes dos bancários também cobram que os bancos testem todos os trabalhadores que estão na linha de frente dos atendimentos, medida essencial de prevenção à propagação do vírus.

SINTRAF-GV